top of page

Blog

  • Foto do escritorJulio Cesar França Franco

Falta muita ordem para haver progresso

"Origem da palavra estratégia

Essa é uma das palavras mais usadas no jargão empresarial e: infelizmente: muitas vezes com sentido equivocado. A palavra vem do grego: stratègós: de stratos (exército) e ago (liderança). O significado original caracterizava a "arte do general", que deixou de estar ao lado do exército para estar à distância, no alto das colinas, de onde podia observar o campo, adquirindo um maior potencial para selecionar a melhor posição e o melhor conjunto de ações para vencer a batalha e, quiçá, a guerra. Na próxima vez que for selecionar uma estratégia para sua empresa, avalie antes: portanto: se é capaz de assumir a posição necessária para enxergar o campo de batalha sem excesso de envolvimento, ou mesmo comprometimento físico. Alguma distância, nesse caso, é essencial para compreender o panorama em que se pretende atuar.

Atualmente temos muitos defuntos sentados em cadeiras de extrema importância sem estratégia e sem plano de governo, no piloto automático..

TIPO DEIXA COMO TÁ PARA VER COMO FICA!

O defunto é aquele que deixou de cumprir sua missão no mundo, é aquele que não exerce mais a sua função....

QUANTOS DEFUNTOS, EM POSTOS DE COMANDO NO BRASIL, quantos ministros técnicos temos na atual gestão de nosso país?

UM PAÍS DIZIMADO POR INCOMPETENTES!

Sem “Ética”

Do grego ethos, que significa “caráter”, “costume” ou “modo de ser”.

O sentido da palavra ética, na realidade, se inspirou na expressão grega ethike philosophia, que significa “filosofia moral” ou “filosofia do modo de ser”.

Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer “costume”, de onde vem a palavra “moral”.

Tanto ethos (caráter) como mos (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é "adquirido ou conquistado por hábito" (VÁZQUEZ).

Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, dizem respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.


Basta de “Apadeutas” como Governantes e políticos...

A palavra apedeuta vem do grego antigo apaideutos, que significa uma pessoa não instruída.

Urge termos “Compassio” do nosso povo , Em latim, compassio significa entender a dor de outra pessoa e sentir dó de seu sofrimento. A pessoa que sente compassio, ou compaixão, consegue se pôr nos sapatos de outra pessoa que está sofrendo, entendendo aquilo que está passando.

Basta de tanto “ Escárnio”, do nosso povo.

A palavra escárnio vem do verbo escarnir, ou escarnecer, que tem origem no germânico skernjan, que significa gozar, humilhar ou fazer pouco de alguém.

A “Escória” ainda nos governa...

A palavra escória vem do grego antigo skoria. Skoria vem da raiz skor, que significa dejetos ou fezes, em português escória ganhou também o significado de algo repugnante, inútil, feio, ruim.

Fica aqui meu desabafo.

Através deste texto venho “ Reverberar”, vem do latim reverberare, que significa repelir com força o momento mais desagreste da nossa história.

Minha “ojeriza” desta corja travestida de governantes.

A palavra ojeriza vem do espanhol ojeriza.Tanto em português como no original em espanhol, ojeriza significa aversão, antipatia ou má vontade contra alguém."

RESUMINDO FALTA MUITA ORDEM PARA HAVER PROGRESSO...

Julio Cesar


...

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page