Blog

  • Julio Cesar França Franco

DE ONDE VEM O ÓDIO?

“MUITOS DE NÓS TEMOS UMA VAGA IDÉIA DE ONDE NASCE O ÓDIO PORQUE, EM ALGUM LUGAR, LÁ NAS PROFUNDEZAS DE NOSSO INCONSCIENTE, HÁ MUITOS ÓDIOS GUARDADOS. A PIOR NOTÍCIA É QUE ELES NÃO ESTÃO MORTOS.

O ÓDIO É UM SENTIMENTO REJEITÁVEL, INSUPORTÁVEL. PAIXÃO QUE IMPELE A CAUSAR OU DESEJAR MAL A ALGUÉM. ASSIM COMO MUITOS OUTROS SENTIMENTOS, NÃO DESAPARECEM SÓ PORQUE NÃO SE DÃO À CONSCIÊNCIA. AO CONTRÁRIO, ELES ATUAM CAUSANDO-NOS MUITOS MALES. O ÓDIO REPRIMIDO É O RESPONSÁVEL POR MUITAS DE NOSSAS EMOÇÕES, COMO ANSIEDADE (FOBIAS), MEDO E MESMO POR DOENÇAS COMO O CÂNCER.

O ÓDIO É O AMOR AO CONTRÁRIO. POR ISSO, O ÓDIO PRESERVA AS MESMAS INTENSIDADES DO AMOR QUE O GEROU. SERIA O ÓDIO O AMOR FRUSTRADO?

A DIFERENÇA QUE PODE EXISTIR ENTRE O AMOR E O ÓDIO, É QUE O PRIMEIRO, QUANDO NÃO BEM COMPREENDIDO, ÀS VEZES, É DESTRUTIVO E OS ÓDIOS SEMPRE SÃO.

O ÓDIO PODE SER VISTO NAQUELAS PESSOAS QUE PASSAM A VIDA REFERINDO-SE A ALGUÉM COM MÁGOA E DESPREZO. TAIS PESSOAS, FALAM DE OUTRA COMO SE QUISESSEM DESTRUÍ-LA E POR ISSO É FÁCIL PERCEBER O ÓDIO, PORQUE ELE É UM SENTIMENTO QUE “NUNCA ACABA”.

NÓS AINDA NÃO ACEITAMOS A VIDA COMO ELA É DE FATO. DA MESMA FORMA, TEMOS DIFICULDADE EM ACEITAR AS PESSOAS COMO ELAS REALMENTE SÃO, DADA NOSSA BAIXA MORAL. POR ISSO, TENDEMOS A DESTRATAR INCONSCIENTEMENTE E, COM MEDO DE SERMOS DESTRATADOS.

NOS DIAS ATUAIS, A COMPETIÇÃO NÃO É SAUDÁVEL. PISAR, HUMILHAR, ULTRAPASSAR O OUTRO É A NOSSA FORMA DE NOS SENTIRMOS MELHOR, DE FICAR, BEM DIANTE DELES. LEVAR VANTAGEM SOBRE O OUTRO, ULTRAPASSÁ-LO, HUMILHÁ-LO PARECE SER A ÚNICA FORMA DE SUBIR. É ASSIM QUE VIVEMOS.

ATUALMENTE AS PESSOAS SOMENTE SE SENTEM VALORIZADAS SE CONSEGUIREM ULTRAPASSAR E DESPERTAR SUA INVEJA SOBRE OS OUTROS, O QUE É O MESMO QUE DESPERTAR O ÓDIO, REBAIXANDO OS DEMAIS.

O PROBLEMA É QUE A AUTO-ESTIMA CONSEGUIDA DESSA FORMA É TEMPORÁRIA. DURA SÓ O TEMPO NECESSÁRIO PARA O INDIVÍDUO ENCONTRAR OUTRA PESSOA QUE, SEGUNDO SEUS CÁLCULOS, ESTÁ MELHOR QUE ELE.

NESSE MOMENTO SUA AUTO-ESTIMA DESMORONA E O INDIVÍDUO FICA SE SENTINDO POR BAIXO POIS, OS MECANISMOS QUE UTILIZOU CONTRA AQUELE QUE ERA MAIS FRACO QUE ELE, AGORA FAZ COM QUE SE SINTA MAL DIANTE DE ALGUÉM, QUE ELE ACHA MAIS FORTE. NESSE MOMENTO, SEU ÓDIO VIRA CONTRA ELE: COBRA, DESVALORIZA, REBAIXA, DIMINUI E HUMILHA.

VEJAMOS O QUE DESENCADEIA O ÓDIO: PRIMEIRAMENTE, NÃO DEVEMOS CONFUNDIR ÓDIO COM RAIVA. ENQUANTO O ÓDIO TEM UMA NATUREZA CONSTANTE E CONTÍNUA, A RAIVA É UMA MANIFESTAÇÃO INTENSA, COMO UM ESTOURO, MAS, PASSAGEIRA E ROMPE MAIS FACILMENTE COM OS LAÇOS QUE A GERARAM.

SENTIMENTOS QUE NÃO TRATADOS NO NASCEDOURO, PODEM POR DESPERTAR ÓDIOS:

A MÁGOA É UM DESGOSTO RECOLHIDO QUE SE DERIVA DA DECEPÇÃO

FANATISMO: É A CEGA OBEDIÊNCIA A UMA IDÉIA, SERVIDA COM ZELO OBSTINADO, ATÉ EXERCER VIOLÊNCIA PARA OBRIGAR OUTROS A SEGUI-LA E PUNIR QUEM NÃO ESTÁ DISPOSTO A ABRAÇÁ-LA.

PARANOIA É O TERMO USADO POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL PARA DESCREVER AQUELES INDIVÍDUOS QUE SOFREM DE UMA DESCONFIANÇA EXAGERADA E UM RECEIO CONSTANTE DE SER ATACADO OU AGREDIDO VERBAL OU MESMO FISICAMENTE PELOS OUTROS.

O CIÚME É ALGO QUE ESTÁ RELACIONADO A UM SENTIMENTO DE ÓDIO, QUE TAMBÉM NÃO É IDENTIFICÁVEL PELO INDIVÍDUO. ESSE ÓDIO, COMO ACONTECE SEMPRE, É UM DOS ELEMENTOS RESPONSÁVEIS PELO REBAIXAMENTO DA AUTO-ESTIMA, POIS, O ÓDIO SEMPRE DEIXA A PESSOA COM UMA SENSAÇÃO DESAGRADÁVEL E DESVALORIZADA SOBRE ELE MESMO.

, A PRESENÇA DO CIÚME NA ALMA TRANSFORMA-SE EM ALGOZ IMPLACÁVEL DO SER.

SE VOCÊ É DAQUELE TIPO QUE ESTÁ SEMPRE ESPERANDO O PIOR DA VIDA, VOCÊ É UMA PRESA FÁCIL DO ÓDIO. VOCÊ PODE DIZER: O MUNDO ATUAL É FEIO! É VERDADE QUE TEM LÁ SEUS DEFEITOS, MAS NÃO É COMPLETAMENTE FEIO. HÁ COISAS MUITO AGRADÁVEIS NA VIDA. SE SEU MUNDO INTERNO É CHEIO DE ÓDIO, VOCÊ VAI SEMPRE VER O MUNDO COMO UM LUGAR SEMELHANTE. ESPELHAMOS QUEM SOMOS.

QUANDO EXAGEREMOS AO DESCONFIAR DE TODO MUNDO. É O MOMENTO DE REFLETIRMOS, PORQUE TANTA DIFICULDADE DE CONFIAR. É IMPOSSÍVEL VIVER SEM CONFIAR. PROVAVELMENTE ESTÁ ACREDITANDO QUE NINGUÉM PRESTA; DE QUE TODO MUNDO É RUIM. ESTA É UMA VISÃO ODIOSA DO MUNDO.

. PERDOAR SIGNIFICA ESPERANÇA, SOLIDARIEDADE E CAPACIDADE EMPÁTICA. NÃO PERDOAR É MANTER-SE PRISIONEIRO A QUEM DIRECIONAMOS NOSSO ÓDIO.

. O ÓDIO É MAIS DURADOURO (PODENDO SUPERAR OS SÉCULOS)

O ÓDIO FUNCIONA COMO AUTOMATISMO VIOLENTO, LABAREDA VORAZ QUE DEIXA DESTRUIÇÃO, PARA QUE AS MÃOS DO AMOR TRABALHAREM NA RECONSTRUÇÃO QUE RESSURGIRÁ DOS ESCOMBROS.”



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo