Blog

  • Julio Cesar França Franco

CARVALHO E SUA SIMBOLOGIA

SIMBOLOGIA DO CARVALHO - ÁRVORE - PARA OS ALEMÃES

"Desde a antiguidade os germânicos mantiveram uma estreita relação com as árvores. Além de criarem um verdadeiro espaço social com sua sombra e sua beleza, elas proporcionavam frutos, virtudes terapêuticas, atração para os insetos e as aves, madeira para a construção de casas e lenha para o fogo nos invernos rigorosos.

Mas não era apenas isso: em todas as interpretações, o simbolismo é impressionante. Na árvore estão a vida em movimento perpétuo, a regeneração constante (partes dela estão continuamente morrendo e renascendo) e a busca permanente de evolução (dada a sua ascensão vertical em direção ao alto).

Além disso, a árvore estabelece uma comunicação completa entre os três níveis do universo: o mundo subterrâneo, alcançado por suas raízes que se infiltram nas profundezas em busca de água, o mundo da superfície, onde estão o seu tronco e os seus galhos, e o supra mundo

, alcançado pela copa e pelos ramos superiores. A importância como símbolo também está no fato de sintetizar em si a idéia completa do cosmo, uma vez que todos os elementos estão nela reunidos: a água que flui em seu interior, a terra que se integra em seu corpo pelas raízes, o ar que alimenta as folhas e o fogo obtido na fricção de sua madeira.

O carvalho (designação das espécies do gênero Quercus) é a árvore mais magnífica e mais rica em significados. Um símbolo da sabedoria e da força física e moral, com o seu tronco robusto e as suas folhagens espessas, o carvalho representa a árvore por excelência, o centro e o eixo do mundo. O carvalho alemão é o "Deutsche Eiche" ou "Stieleiche" (Quercus robur) que teve uma íntima relação com o povo germânico desde idades não registradas que se perdem no tempo. Nas antigas tradições alemãs, esta árvore era sagrada devido à sua longevidade: podendo viver mais de mil anos e produzindo uma madeira das mais fortes e resistentes do mundo, só podia ser merecidamente reconhecida. O carvalho, em todos os tempos e lugares, foi sinônimo de força: esta é a impressão clara que sua árvore na idade adulta transmite."

35 visualizações

A nossa missão é informar para transformar.

(62) 98182-3830

(62) 99671-6111

 

Goiânia-GO

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

© 2015 Palestrante Julio Cesar - Todos os direitos reservados