top of page

Blog

Foto do escritorJulio Cesar França Franco

CARLOS CHAGAS- A inveja retirou dele o que ele merecia.

"Hoje é aniversário de um grande brasileiro reverenciado no resto do mundo e esquecido aqui para variar.

No dia de hoje em 1879, nasce Carlos Justiniano Ribeiro Chagas, o Médico Sanitarista Dr. Carlos Chagas.

Iniciou a carreira combatendo a Malária, como pesquisador descobriu que o protozoário Trypanosoma cruzi, que batizou com o nome de outro genial médico, seu amigo Oswaldo Cruz, era o causador da debilitante doença que ganhou seu nome, o "Mal de Chagas" ou tripanossomíase americana.

Não sei se é fato, mas segundo os escritos de consulta, permanece, até os dias de hoje, como o único médico no mundo que descreveu completamente uma doença infecciosa, do patógeno, ao vetor, passando pelos os hospedeiros, suas manifestações clínicas e a epidemiologia. Para mim seria um feito digno do Nobel.

Se dependesse da mãe seria engenheiro, mas não foi aprovado nos exame admissionais. Consegue vencer a resistência materna que ironicamente, não via grande futuro na medicina e vai para o Rio de Janeiro estudar, bem a tempo de participar da revolução causada por Pasteur e seu uso sistemático do microscópio na busca das causas das doenças, como escrevi aqui anteriormente. Quando se formou foi trabalhar sob orientação do grande Oswaldo Cruz de quem virou amigo e braço direito, se envolveu em diversas pesquisas inclusive na que levou a "Doença de Chagas" primeiramente descrita por ele.

Seu momento de glória foi na epidemia de Gripe Espanhola que assolou o mundo em 1917/18, atingindo 2/3 da população mundial e incontáveis vítimas. No Rio a doença chegou em algum momento de 1918 e logo já se contavam mais de 600 mil habitantes doentes, graças a estratégia de combate a doença imposta por Chagas o país não foi tão duramente atingido quanto o resto do mundo, e se estima cerca de 11 mil vítimas incluindo o presidente da república da época.

Chagas e a f

amília também ficaram doentes, mas o tratamento imposto por ele erradicou a Gripe do Rio em Novembro de 1918, enquanto ainda se morria aos magotes em outras partes do mundo.

Recebeu inúmeras homenagens e diplomas por todo o mundo, de Harvard ao Instituto Pasteur e universidades Alemãs. Recebeu os títulos de Cavaleiro da Ordem da Coroa da Itália, de Comendador da Coroa da Bélgica e de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra da França, o Grau de Oficial da Ordem de São Thiago, de Portugal, de Comendador da Ordem de Afonso XII, Espanha, de Comendador da Ordem de Isabel, a Católica da Espanha e de Cavaleiro da Ordem da Coroa da Romênia. Foi duas vezes indicado para o Nobel de Medicina em 1913 e 1921, mas teve a indicação sabotada pelos colegas brasileiros que questionavam publicamente a existência do "Mal de Chagas".

A inveja tirou de um grande homem e do Brasil o único Nobel que merecemos de fato até hoje.

Não se esqueçam jamais de Carlos Chagas. Um Grande Brasileiro!"

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mentes Fechadas

Comments


bottom of page