Blog

  • Julio Cesar França Franco

A sopa de pedra e a liderança



"Certa vez um monge partiu em peregrinação. Cansado e faminto após ter andado por muitos dias, chegou a uma aldeia pequena e muito pobre, onde decidiu descansar à beira da estrada. O monge, então, acendeu uma fogueira e colocou sobre ela um pote com água retirada de um poço próximo dali.

Quando a água começou a ferver, colocou uma pedra dentro do pote, sentou-se e ficou tranquilamente observando o fogo. Os habitantes da aldeia aproximaram-se, intrigados com a atitude do monge. Aos poucos os aldeões resolveram puxar conversa e em pouco tempo uma pequena multidão havia se formado ao seu redor.

Foi lhe perguntado o porquê dele estar cozinhando uma pedra. Imediatamente respondeu que aquela seria sua refeição, uma sopa de pedra. Quando terminou de falar, uma velha senhora lembrou que tinha um pouco de repolho que sobrou do jantar do dia anterior e foi buscá-lo para melhorar o gosto da sopa.

Uma mulher disse que tinha algumas cenouras e isso deixaria a sopa mais colorida. Enquanto isso, um homem comentou que tinha uma ou duas batatas e prontificou-se a ir buscá-las. Um outro aldeão foi buscar um punhado de sal.

E assim, um a um, todos os habitantes da aldeia lembraram-se de algo que poderiam oferecer para adicionar à sopa, que ficou muito saborosa e nutritiva. O monge, então, convidou-os a compartilhar de sua refeição.

Todos comeram, riram e contaram histórias, pensando que há muito tempo não tinham uma refeição como essa. Ao cair da noite, os aldeões voltaram para suas casas e o monge continuou sua jornada. Porém, aquelas pessoas jamais o esqueceriam.

Os habitantes das cidades ao redor espantavam-se ao ver como aquela pequena aldeia havia se tornado próspera e perguntavam-se qual seria o segredo de seus moradores, que eram vistos rindo e comendo em torno de uma fogueira, mesmo nas épocas de maior escassez.

O líder não precisa ser complexo...a eficácia do líder está em unir pessoas para um objetivo comum e fazer com que cada membro da equipe exponha o que tem de melhor. Para que isso funcione, há a necessidade de uma visão....uma visão compartilhada entre todos. Só assim a prosperidade da equipe terá condições de se manter mesmo em épocas de maior escassez. Entretanto, o ingrediente básico dessa "sopa" é a confiança. Confiança mútua entre líder e liderados. "

38 visualizações

A nossa missão é informar para transformar.

(62) 98182-3830

(62) 99671-6111

 

Goiânia-GO

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

© 2015 Palestrante Julio Cesar - Todos os direitos reservados