Blog

  • Julio Cesar França Franco

A Disciplina, a Sorte e o Sucesso

“A disciplina é a parte mais importante para se ter sucesso!” - Truman Capote

“Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho. - Thomas Jefferson

Quantas vezes você já ouviu a expressão: “Olha só como o fulano tem sorte… Foi promovido no trabalho!”

Quanto será que isso tem a ver com a “sorte”? Certa vez eu ouvi em algum lugar que sorte é estar no lugar certo, no momento certo. Mas isso é mentira! Não adianta estar no lugar certo na hora certa se você não estiver preparado para perceber a oportunidade e também preparado para ASSUMIR a oportunidade!

Se você quiser, pode fazer uma extensa pesquisa em livros, ou na internet, e irá perceber que em todas as estórias de sucesso da humanidade, o fator principal, na maioria das vezes, teve muito a ver com disciplina e preparação e muito pouco a ver com “sorte”.

Então, o que será que separa as pessoas que conseguem tudo que querem na vida das outras que levam uma vida medíocre, sempre se queixando e se lamentando sobre como tudo dá errado na sua vida?

Os atletas profissionais vencem provas duríssimas por diferenças mínimas, às vezes de centésimos ou milésimos de segundo, e estas diferenças são “a diferença” que fazem de alguém um campeão em determinado esporte, ganhando fama, dinheiro e prestígio. Mas será que a “sorte” teve algo a ver com estes milésimos de segundo, ou tem algo mais substancial envolvido?

Policiais de elite do mundo inteiro treinam à exaustão por horas, dias à fio para estarem sempre no máximo de seu condicionamento físico e mental para enfrentar situação de perigo de vida extremo onde um simples piscar de olho ou um centésimo de segundo de excitação pode representar a vida ou a morte para estes profissionais. Você acha que eles podem se dar ao luxo de confiar na sorte?


A receita de sucesso deles (atletas e policiais) é a seguinte: Disciplina militar, dedicação integral ao seu treinamento, senso crítico e muita, muita vontade de vencer e de se manterem vivos! Aí, quando a oportunidade de colocar em prática aquilo que treinaram incansavelmente durante meses, ou anos, eles não tem um único momento de excitação e não existe outra opção que não seja vencer. Seja o que quer que “vencer” signifique! Será que isso tem alguma coisa a ver com sorte?

Dedicação é o combustível do sucesso. É somente através de esforços consistentes e contínuos que se pode alcançar objetivos que realmente valham a pena. Thomas Edson, inventor da lâmpada elétrica, tentou por milhares de vezes, sem sucesso, fazer uma lâmpada que funcionasse. E você sabia que na verdade, o inventor da lâmpada (ou da idéia) foi um tal de Joseph Swan? Não, né? Sabe porque? Por que ele desistiu depois da quarta tentativa de produzir uma lâmpada elétrica. Já Edson continuou tentando, vez após vez, sempre com um espírito motivado e com determinação de levar até o fim o seu projeto, mesmo que outros achassem que este projeto não tinha futuro. Tanto que uma vez, depois de mil tentativas sem sucesso de fazer a lâmpada funcionar, ele foi questionado se o fato de ter fracassado mil vezes não era um indicador de que talvez ele devesse desistir. A resposta de Edson? “Mas eu não fracassei nenhuma vez!!! Eu apenas descobri mil motivos diferentes para que as lâmpadas não funcionem!” E no experimento de número 1043 ele obteve êxito. Será que foi sorte?

Certamente este exemplo de Thomas Edson nos mostra que a determinação, aliada a uma disposição mental positiva e a dedicação diária inabalável aos nossos objetivos nos traz resultados excelentes. SEMPRE!

É claro que como seres humanos que somos, algumas vezes podemos nos sentir frustrados e até mesmo desanimados por não conseguir alcançar determinados objetivos. Isso é normal e acontece com todos. Mesmo os grandes mestres da motivação tem seus momentos de frustração. Mas o importante é passar por cima destes sentimentos de fraqueza e de derrota e manter uma ATITUDE POSITIVA. Nada é capaz de quebrantar o espírito de alguém que é essencialmente positivo, pois a pessoa positiva sabe que coisas ruins acontecem para nos ensinar alguma coisa, e portanto não devem ser encaradas como obstáculos ou desgraças, mas como etapas auxiliares no nosso desenvolvimento rumo ao Sucesso.

Eu quero que fique claro que eu não sou cético com relação à sorte, mas acredito que sorte é quando a oportunidade chega e o encontra preparado. Portanto, prepare-se!

Sendo assim, nós podemos concluir que apenas através de um esforço focado e concentrado, com seriedade e determinação (o que poderia ser traduzido como DISCIPLINA) podemos alcançar nossos objetivos e FAZER nossa própria sorte.


Tudo acontece para os que esperam, mas acontece ainda mais rápido para os que FAZEM acontecer!"





0 visualização

A nossa missão é informar para transformar.

(62) 98182-3830

(62) 99671-6111

 

Goiânia-GO

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

© 2015 Palestrante Julio Cesar - Todos os direitos reservados